Coordenador : Joana D`arc Fernandes Ferraz
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 390102.2199.96384.24022023
Departamento/Setor: GSO
Área Temática : Direitos Humanos e Justiça
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos de escolas públicas e privadas assim como discentes de universidades do estado do Rio de Janeiro serão convidados a participar da Mostra Virtual. A Mostra de Cinema também será aberta à sociedade civil em geral.
Local de atuação: As atividades ocorreram de maneira virtual através do Canal do Youtube vinculado ao projeto de extensão, no link https://www.youtube.com/@lacecotidianoexperiencia .
Objetivo
Promover debates acerca da memória da ditadura brasileira com alunos do ensino médio e graduandos de diversas instituições públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro em parceria com discentes da UFF e pesquisadores do tema através da Mostra Virtual Cinema e Ditadura. A Mostra de 2023 pretende trabalhar com uma temática específica: as violações de direitos sofridas pelos grupos vulneráveis (LGBTQIA+, negros e mulheres), durante o período da ditadura militar brasileira e suas consequências para a sociedade atual. Pretendemos, também, debater os modos de resistência construídos por esses grupos. No que se refere às mulheres, pretendemos discutir o movimento feminista que ganhou bastante força nas décadas de 1960 e 1970 do século passado, as violências que sofreram e as suas conquistas; em relação ao movimento negro, pretendemos discutir, por meio dos filmes e documentários, a história das lutas e dos movimentos negros, trazer a memória de algumas lideranças; em relação aos LGBTQIA+ pretendemos discutir as diversas formas de preconceito a que foram submetidos e trazer filmes que contemplem as memórias de resistência e de organização. Essas temáticas são muito pouco trabalhadas e até mesmo silenciadas em nossa sociedade. Algumas escolas públicas e privadas estão exibindo as gravações desses eventos em sala de aula, o que nos indica um outro objetivo deste projeto que é a produção de material didático em sala de aula. Temos sendo convidados a debater este tema em algumas escolas públicas e privadas.
Resumo
Este projeto tem por finalidade produzir um V Mostra Virtual de Cinema remotamente, eventualmente, presencial, tendo como público-alvo alunos do ensino médio e graduandos de diversas instituições públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro. Esta mostra tem como finalidade proporcionar debates e reflexões sobre a memória da ditadura brasileira, com olhar especial para as violações sobre grupos vulneráveis como LGBTQIA+, questões raciais e de mulheres. A questão do racismo ambiental também será debatida nesse evento. O canal de divulgação do evento é no site do Laboratório de Agenciamentos Cotidianos e Experiências (LACE), acesso https://lab-lace.webnode.com/cinemaeditadura/ e a transmissão do evento é na nossa plataforma do Youtube https://www.youtube.com/@lacecotidianoexperiencia Em todas as sessões haverá debates com palestrantes convidados para compor a mesa de discussão, com renomada experiência sobre o tema; eventualmente, os diretores ou pessoas vinculadas à equipe técnica do filme ou documentário participarão do debate. O público poderá interagir pelo Canal do Youtube, onde será transmitido e poderá avaliar o projeto no link oferecido em todas as sessões. Todas as sessões ficarão disponibilizadas para o público assistir, servindo de material didático para os/as estudantes e professores/as